Olympic White Relic na Fender Mex

Um dos trabalhos que mais gosto de fazer é sem dúvidas a restauração, foi o que mais fiz ao longo desses 11 anos, porém, sempre bom poder expandir os conceitos, o Relic é um deles, para quem não sabe a Fender tem uma setor somente voltado ao Relic, que consiste em produzir instrumentos com características envelhecidas e isso não é para qualquer um! Essas guitarras feitas pelos Masterbuilders da Fender valem verdadeiras fortunas, numa rápida pesquisa por nomes como John Cruz, que hoje já não está mais na Fender, Vincent Van, Dale Wilson, Mark Kendrick, encontramos exemplos do que é o Relic, porém o trabalho é bem mais difícil do que parece, porque é preciso fazer uma pintura totalmente nova para depois desgastar; essa é a palavra certa, desgaste, precisa ser o mais natural possível.

A guitarra chegou assim, bem bonita, com um vermelho poliéster com um leve toque metalizado e com bastante marca de uso, alguns cantos descascados, apesar de seu verniz grosso e com alguns retoques com algo que parecia ser esmalte de unha.

Em uma das partes havia um trincado bem grande onde houve uma preocupação imediata em ser somente a camada da pintura ou se afetava a madeira, e fora os detalhes de um relic natural de uma guitarra dos anos 90.

Todos os detalhes datando Maio de 1994. O escudo já havia passado por algum Luthier que fez uma blindagem, os captadores, a elétrica tudo ok, o lance mesmo era só a pintura, mas é sempre bom checar qualquer coisa antes, como na foto acima, Check ✔

Uma das coisas mais legais de fazer é o lixamento, parte fundamental para uma boa pintura. Sinceramente eu gosto, é quase como uma terapia pois exige bastante paciência para deixar o corpo nesse estado, limpo e sedoso ao toque, é preciso sim uma certa técnica para o lixamento, mas o resultado é espetacular.

Depois do corpo totalmente lixado e sem marca alguma de lixa entra a seladora, aplicada com a pistola fica sempre bem fina, e depois mais algumas demãos da laca nitrocelulose, branco puro, agora é só deixar secar ! Detalhe que a cavidade dos captadores são cobertas com fita mantendo assim a blindagem feita anteriormente.

. Depois de seco a laca fica bem firme e agora é só fazer o relic montar e regular, tomando sempre todos os cuidados para não ficar artificial demais e sempre nos pontos certos de desgaste. Dessa vez não utilizei verniz, por isso o branco mais aberto, o verniz dá o tom mais amarelado.

O relic dessa vez foi bem mais soft, bem classudo. O legal do nitro é que ele praticamente não para de secar e cada vez mais afina, ficando uma casquinha bem fina, em alguns casos é possível tirar até com a unha! Com o tempo vai ficar ainda mais lindo. E você, curtiu? No canal do Youtube eu fiz um video bem legal mostrando todo o seu processo, aproveita e se inscreva lá e ative as notificações!

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