Headstock quebrou, e agora?

Quando um instrumento acidentalmente quebra automaticamente bate aquele desespero, o que fazer agora ? Calma, tudo é possível!

A gente primeiro pensa que vai perder uma grana grande para mandar arrumar e muitas vezes cai na besteira de tentar resolver sozinho, procura diversos tutoriais na internet e decide fazer sozinho. Você talvez nesse exato momento tenha parado aqui procurando como dar um jeito no seu instrumento. Então calma, tentarei ser o mais esclarecedor possível e ajudar a encontrar uma solução.

Conserto de headstock

Tem gente que quando encosta o instrumento em qualquer canto até sente a dor no coração, quem dirá deixá-lo cair e consequentemente quebra-lo. É de doer na alma. Instrumentos possuem história, alma, estrada… possuem afeto mesmo que seja aquele que vive jogado no canto. Baratos ou não todos valem a pena.

Conserto de Headstock

Se você veio parar aqui prcurando uma solução para consertar seu instrumento, olhe a foto acima e veja que não vale a pena tentar qualquer coisa, não ficará bom. Isso é trabalho pra quem é profissional. Qualquer tentativa irá se tornar gambiarra e sujeira.

Conserto de Headstock quebrado

Um Luthier estuda e se aperfeiçoa ao longo dos anos para fazer um trabalho limpo e com capricho, a questão da demora depende de cada um, do tipo de serviço, instrumentos ns fila, etc. Ter os materiais necessários não significa saber fazer ou melhor saber o que está fazendo. O trabalho de restauração está muito além de um simples conserto, é simplesmente arte.

Quebrei meu headstock

Nas fotos acima vemos alguns dos milhares de casos de que a falta de informação e desespero pode ocasionar. Tentar fazer sem saber o que está fazendo nunca foi a melhor da opções. É melhor mandar para quem sabe, o resultado final dependerá do profissional. O valor aqui é cobrado pelo serviço independente do valor do instrumento, esse é o certo e o justo. Vejo outros Luthiers comentando sobre o valor do trabalho não poder ser maior do que o valor do instrumento. Não é certo cobrar o trabalho de acordo com o valor do instrumento. Cada caso é um caso e o instrumento deve ser analisado com calma.

Quebrei o headstock

O instrumento acima teve a mão quebrada talvez por uma queda, não conversei com o dono. Ele tentando resolver fez toda essa gambiarra que vimos nas fotos acima. Desfiz tudo, tirei os parafusos, limpei os encaixes, coloquei cola e deixei na prensa.

Colar headstock

Depois de colado, bastante lixa, muita paciência, muito pó de madeira, e muito capricho o braço ficou assim. Optei por lixar o braço inteiro pois fica mais fácil na hora do verniz. O restante do corpo foi isolado. Já deu outro visual né? Depois disso foi só isolar os frisos, tingir o braço e dar verniz. Parece simples, mas não é. Um dia eu mostro em vídeo como faço esse tipo de trabalho.

Conserto de Headstock

Eis que toda a mágica acontece. Somente com o tingidor sagrado e verniz. O braço foi pintado no mesmo tom original. Me esforço o máximo sempre para manter a originalidade do instrumento.

Verniz headstock

Todo o processo é manual, inclusive o polimento foi feito todo na mão. A área do braço é bem difícil de se usar a politriz, então, tudo na mão. O resultado é impecável.

O restante do instrumento estava todo sujo e foi feito uma limpeza e polimento manual para não ficar diferente do braço.

Você pode até procurar mas não vai ver nenhum detalhe de marcas de colagem ou algum buraco dos parafusos que foram colocados anteriormente pelo dono. Impecável.

Como consertar o headstock

Considerações finais. Vale sempre consertar seu instrumento com um profissional. Nunca faça ou deixem que faça de qualquer jeito. Luthieria é além de tudo uma arte e deve ser respeitada.

Precisa recuperar um instrumento seu? Manda um email f-sousa-barbosa@bol.com.br ou whatsapp: 021 96641 0319.

Deixe um comentário