Jaguar custom

Em 2010 iniciei meus estudos na arte de Luthieria, confesso que muita coisa aprendi sozinho, pesquisando, errando e acertando e desenvolvendo o que eu já sabia.  O espírito do “faça você mesmo” sempre esteve comigo nessa trajetória. Já me meti a fazer muita coisa que não sabia, mas antes de dar o primeiro passo fuçava toda a internet; fóruns, comunidades, tirava dúvidas com amigos, passava noites sem dormir (ainda passo), estudava a coisa à fundo mesmo. Hoje em dia o que mais tenho recebido são instrumentos para reformas em geral, pinturas, customizações, etc. Mas em grande maioria somente pintura, acredito que haja poucos profissionais que procuram se especializar somente nessa area aqui no Rio de Janeiro. Muitos desses instrumentos já foram pintados por outros, às vezes pelo o dono. Acho normal ter essa curiosidade e essa vontade de mudar e deixar o instrumento ao seu gosto, mas muitas vezes resolvem fazer sozinho, como foi nesse caso aqui.

DSCF9749
Um corpo pré usinado em Freijó e pintura seria algo semelhante a um acabamento que fazemos muito aqui e se tornou especialidade da casa. O acabamento consiste em tingir direto na madeira e verniz puro por cima, somente. Esse mesmo acabamento já passou por aqui duas vezes.

DSCF9750
Por um lado, pra quem gosta de relic fica até legal, algo meio Sonic Youth. Só que para o que deveria realmente ser, não chegou nem próximo. Pois o corpo pré usinado comprado na internet vem bem grosseiro e precisa ser feito todo um acabamento antes de qualquer pintura. Vemos na foto marcas da cnc, os veios da madeira, além de buracos que havia por todo o corpo.

 

DSCN1655

Antes de qualquer tipo de acabamento em madeira, o corpo deve ser lixado totalmente, a ponto de não ficar nenhuma marca de lixa, e totalmente liso, pois isso ajuda bastante no acabamento final, mesmo que seja em uma cor escura. O verniz sempre realça qualquer marca.

DSCN1966
O acabamento que o dono da guitarra queria inicialmente era esse.

DSCN2016
Detalhe da nova pintura feita por nós. Sem marcas, sem manchas limpo, liso e com brilho.

 

DSCN2007Além de tudo foi trocado o captador da ponte, instalado potenciometros Cts de 500k e toda a fiação trocada por fios de pano vintage. Uma pena não termos mexido no escudo também.  Esse é o resultado final, pronta pra voltar pra casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s