Refinish Gibson Lespaul

 Caros amigos, cá estou eu novamente  com um dos trabalhos mais legais  postado aqui no blog, que de tão legal mereceu até um vídeo de todo o processo!
Pontapé inicial pro ano de 2017. Já que rola aquele Delay de leve até o Carnaval, e só depois realmente o ano parece começar. Feliz 2017 folks.

collage

Uma boa Gibson é objeto de desejo para grande maioria dos guitarristas. Ao longo dos anos ela escreve sua história no mundo da música com grandes e importantes nomes. Essa belezinha aqui por exemplo é uma Gibson Les Paul Tribute 50 fabricada em 2011 no Tennessee, USA.
Toda em Mogno (corpo / braço), escala em rosewood e o top em hardmaple, chegou aqui para um refinish. O dono da guitarra, Marcus Fraga da banda Evil Inside  não gostava muito desse acabamento preto em nitrocelulose, que além de ser frágil, era bem poroso, sinceramente eu já havia visto acabamentos melhores com nitro em outras guitarras. Mas acredito que seja pelo “tribute 50”.

dscf8738

A ideia principal era um 3 tone sunburst, daqueles bem classicão mesmo mas dependíamos, antes de tudo, saber como era o top, e após bastante lixa o resultado foi esse. Um hardmaple bem bonito, porém não foi suficiente para o que queríamos. Eu sei que vocês vão querer me crucificar por ter perdido esse top bonito, mas eu também não queria ter perdido.
O hardmaple é bem difícil pra pegar os tingidores que seriam usados, ou os que tenho aqui disponível. A ideia realçar os veios da madeira não rolou pois o harmaple é bem sólido, a ponto do tingidor não penetrar na madeira como queríamos. Eu poderia fazer o sunburst por cima mas ficaria muito artificial e a ideia era fazer com stain. Optamos então para um Clássico Goldtop! que você acompanha todo o processo no video a seguir:

Segue abaixo algumas fotos registradas durante e depois.

dscf8847

Detalhes do acabamento em PU logo após o polimento antes da montagem da guitarra.

dscf8879

Aproveitamos o próprio maple do top para transformá-lo no friso e dar um charme a mais na guitarra.

dscf8893

 Quer pintar, reformar ou customizar seu instrumento de alguma forma que ele seja único ? Envie um email pra gente!

Deixe um comentário

