Reforma Giannini 12 Cordas 70’s

Já faz um tempo que só me aparece instrumentos antigos para reforma de todos os tipos,, e na maioria das vezes os Giannini, que sou apaixonado e não nego. Continuem mandando ! me sinto feliz de vocês confiarem no meu trabalho, para mim é sempre uma grande satisfação e um desafio novo. Luthieria é uma terapia incrível que me mantêm nos eixos, talvez pelo fato de exigir concentração e dedicação. Hoje ao som de Mungo Jerry – In The Summertime , começamos mais uma postagem.

O instrumento da vez é um Giannini 12 cordas 1970 1, esse aqui infelizmente não está catalogado no  site oficial da marca ou não consegui encontrar no meio dos muitos outros instrumentos que vão dos anos 50 até os dias de hoje , mas com um pouco de pesquisa na net descobri que o mesmo é dos anos 70, alguns dizem ser 78/78 e até 72 a 75.  a sigla que aparece  na foto (AWG) infelizmente não encontrei no site somente AWF e outras numerações. 1/3 talvez possa ter sido o primeiro de uma série de 3, uma edição limitada talvez, já que não  encontrei nenhum no tempo em que estive com ele aqui, imagino que seja o único, caso alguém encontrar mais um desse rolando por aí fale comigo! Estou muito afim de comprar um desse, as madeiras são ótimas e tem um timbre incrível e o mais legal de tudo como sempre digo é a história que o instrumento conta. E quem não sabe também tenho as minhas preciosidades por aqui, que com calma postarei aqui.

3
Esse infelizmente sofreu uma queda e arrebentou todo, desde o tróculo até o headstock

2
 Headstock foi quebrado em 3 partes, alguns pedaços que ficaram fora da foto.

4
Braço, escala e tampo descolados. Triste !

5
Primeira coisa a fazer foi colar o que parecia mais fácil, a paleta no headstock quebrado

6
O braço e a escala precisavam ser  descolados e como a cola que usavam na época não é a mesma que algumas porcarias de hoje em dia, eram colas bem fortes, imagino que seja a famosa cola animal. O que me deu um certo trabalho pra remover.
” Quem não tem cão caça com gato !”

7
Detalhes do braço depois de descolado. Como tinha quebrado com a queda, algumas lascas já estavam soltas e terminou saindo tudo e ficando essa cagada toda, mas isso não é problema.

DSCF0096
Depois de um tempo limpando a cagada e removendo a cola antiga hora de deixar na prensa por uns dias.

9
Como tinha alguns pedaços de madeira faltando, tive que lixar e moldar mais ou menos o encaixe do braço com o head, o que se vê na foto é quase um vão de espaço vazio faltando no meio.

10
E depois de tudo a mágica feita. Ficou uma leve cicatriz ali no canto quase que imperceptível, pois foi mantido o tom original do  instrumento sem usar nenhum tipo de tingidor para madeira, apenas o verniz incolor aplicado à mão a fim de deixar o mias natural possível.

11

Instrumento pronto. Antes das cordas os trastes tiveram de ser retificados e polidos por causa do braço/escala removido, depois regulado com 6  cordas mesmo, preferência do dono!

11 respostas em “Reforma Giannini 12 Cordas 70’s

  1. Cara, eu comprei um violao de 12 cordas da gianinni essa semana, ė muito parecido com esse!
    Infelizmente ele precisa de ajustes, e estou com medo de gastar dinheiro na regulagem e ele nāo ficar muito bom.
    Estou até pensando em vender ele.

  2. Também adoro esses Gianninis antigos. Tenho alguns e um desse 12 cordas.O meu tem captador original na escala e botão volume e tonalidade. Acho que é de 1970. Se quiser lhe mando fotos. Valeu!!

  3. Amigo, tenho um violão IDENTICO a esse.
    Infelizmente esta com problemas, cordas muito altas, muito duro pra tocar, o tampo empenado onde fica o cavalete =/
    Não sei nem se dá pra arrumar, mas gostaria muito de deixar ele “tocável” se quiser mando fotos…

  4. Parabéns pelo trabalho, acompanho sempre seu blog, muito bom!! Fiquei com uma dúvida, tem algum prejuízo à construção do violão regulá-lo para 6 cordas ao invés de 12? Tenho um de 12 parado e me chamou atenção esta regulagem!!

    • Olá Rafael, seja bem vindo e obrigado pelo contato e pelo elogio. O violão de 12 cordas tem u!a estrutura muito boa e por isso aguenta tranquilamente sim ser regulado para 6 cordas. Precisará ser refeito um rastilho e um nut novo. Qualquer dúvida só me procurar!

  5. Amigo, que belo trabalho. Incrível mesmo. Achei o seu blog por acaso e já estou vislumbrado com seu trabalho.
    Adquiri hoje um Giannini AWN 31 (ainda não sei se é o 31, 21 ou 6; o que diferenciava eram os tamanhos e eu ainda irei medir hoje ao pegá-lo com o vendedor) de 1978/79. Estou muito feliz com a aquisição. Continuarei vendo seu trabalho, muito bom mesmo!

Deixe um comentário

