Geral Giannini Supersonic 1978

O fato de ser apaixonado pelos instrumentos vintage e em principal as Giannini tem feito com que me apareçam muitas por aqui. Realmente tenho um carinho especial por elas, mas deixando claro que todos os instrumentos tem sempre o mesmo cuidado e tratamento especial que essa belezinha do post de hoje e outras que já passaram por aqui. Hoje ao som do disco Ray Barbee Meets the Mattson 2 , começamos mais uma postagem.

DSCF9959
Essa sem dúvidas é uma das guitarras pela qual sou apaixonado, trata-se de uma Giannini Supersonic de 1978, a mesma citada em outra postagem, na qual falo que o mestre Lanny Gordin usou para gravar dois dos maiores discos feitos aqui no Brasil, Fatal da Gal Costa e o Gal (psicodélico ) de 1969, entre outros com Caetano e Gil por exemplo
 É uma guitarra bem versátil podendo fazer até 7 tipo ligações, nos captadores. Ponte, meio, braço, ponte + meio, meio + braço, braço + ponte e os 3 caps ao mesmo tempo.  E isso te dá um leque de opções diferente de timbre, contando com dois potenciômetros de tone e um de volume, nas posições dos médios você pode utilizar um dos tones e deixar o outro aberto, ou variar. Coisa fina pra época, não ?!

Giani
Tem gente que me pergunta como eu sei a precisão certa do ano em que as guitarras foram construídas, primeiro que já são anos trabalhando com isso, Luthieria em geral, e querendo ou não por gosto pessoal, me especializando nos Vintages. Fora que o próprio site da Giannini dispõe de um catálogo dos anos 50 até nos dias de hoje, a foto ao lado foi retirada do site, no qual data a guitarra entre 1978/1979. Logicamente a cor é diferente, mas o modelo é o mesmo. Infelizmente algumas não tinham número de série, assim como não tinha um padrão de construção, algumas guitarras eram verdadeiras preciosidades, e outras nem um pouco. Eu tive sorte de encontrar uma AE08 Stratosonic de 78 também toda original que me agrada bastante e agrada quem vem trazer seus instrumentos aqui e sempre pede pra tocar com ela.

DSCF9965

Essa por exemplo estava um pouco bem conservada, com o case original ainda. Só um pouco maltratada ao longo do tempo, altamente desregulada toda oxidada faltando um parafuso na ponte. E com esparadrapo, band aid, e um adesivo no escudo, e remover isso sem arranhar nada é uma tarefa bem chata, ainda mais uma cola que já está seca ali a anos.

DSCF9970

  Primeira coisa a fazer é desmontar tudo para limpeza geral, dar um check na elétrica, e o braço. Refiz algumas soldas e quis deixar tudo original, não quis trocar nada, limpei as trilhas dos pots e as chaves seletoras com álcool Isopropanol, depois disso separei peça por peça para remover as oxidações. O jack plate e a ponte estavam bastante oxidadas por exemplo.

DSCF9971

 Os trastes estavam nesse estado, nesse caso recomendo sempre trocar as cordas frequentemente, cordas oxidadas são ótimas para cavar esses sulcos nos trastes, e depois reclamam que pagam caro para trocar os trastes, às vezes o barato sai caro, economiza em corda, mas depois vai gastar mais com os trastes. Em alguns casos é possível sim fazer uma retífica nos trastes, mas em outros casos não dá pra salvar, esse felizmente deu. Foram todos retificados e polidos.

DSCF0109

   Os trastes depois de retificados/alinhados são todos polidos 1 a 1 para dar uma melhor acabamento e sonoridade, sim trastes limpos são importantes para uma melhor sonoridade.

DSCF0156

 Depois e tudo pronto os trastes ficaram assim, a guitarra já montada, trastes ok, foi a hora da regulagem geral.

DSCF0160

Com o case original, limpa, regulada, funcionando e pronta pra voltar pra casa e fazer seu dono feliz.

13 respostas em “Geral Giannini Supersonic 1978

  1. Belíssimo trabalho! Também sou apaixonado por esta guitarra e reformei uma, mas tive q substituir algumas peças por mau funcionamento. Me falta um carrinho da ponte. VC por acaso teria um para me vender? Abraços

  2. Muito bom Fabricio, também tenho uma dessas idêntica a essa vermelha, e estou começando uma reforma.Ela foi minha primeira guitarra e tenho desde 86, posso dizer que é uma das minhas paixões.Luis Felipe Bairros.

Deixe um comentário

