Assisti tutorial da Santo Angelo no Youtube e ferrei com o meu instrumento.

 

10653482_805053146183391_7340584903781464541_n

Foto retirada da página oficial da Santo Angelo no Facebook.

 
  Sinceramente eu não sei nem por onde começar, e na verdade não sei muito bem o que escrever. Mas a imagem resume bem o que está por vir, ou não.
 Pode parecer alguma espécie de dor de cotovelo, ou alguma leve inveja (?), recalque (odeio essa palavra), ou qualquer coisa do tipo falar mal da Santo Angelo, que pra mim não é lá grande coisa, sendo eu um mero Luthier qualquer no meio de muitos. Mesmo assim posso e tomo a liberdade de talvez representar e responder por muitos aqui, poderíamos pensar em deixar pra lá, já que quem se garante não tem do que reclamar, mas o buraco é bem mais embaixo. 
 
  A Santo Angelo pra quem não conhece é umas marca de acessórios para músico em geral, onde se encontra diversas peças e afins. Tive conhecimento da postagem por uma página no Facebook, onde se encontram diversos profissionais da área, amadores e alguns curiosos. A postagem lá dizia “só eu quase tive um ataque cardíaco com a postagem da santo ângelo??? primeiro os caras endossam imbecís que fazem vídeos ensinando a estragar instrumentos, depois fazem uma postagem pra galera tacar pedra em luthier!”, e não demorou muito para que muitos se manifestassem contra a falta de senso e ética da marca, assim como eu também estou em desabafo aqui. 
 O grande problema é que na intenção de “ajudar”, ou ao meu ver, questões comerciais de divulgação e auto promoção, acabam fazendo um problema terrível que acaba prejudicando muita gente. Primeiramente acaba passando uma má fama de Luthiers  para a galera leiga, que acha que seus instrumentos saem das lojas impecáveis e mal sabem o que é uma regulagem, e quando precisa dar uma mexida nos instrumento, daí surge a Santo Angelo com videos tutoriais grotescos de como fazer uma “regulagem” em suas guitarras, com um dos principais endorses. Não é por que você toca bem, que você não precisa de um Luthier, eu assim como muitos estudaram, gastaram tempo e dinheiro investindo na arte e se aprimorando a cada dia, perdendo noites de sono, quebrando a cabeça pra solucionar muita coisa, para acontecer tal tipo de coisa, fala sério?! daí vai um moleque qualquer que está começando a tocar, e até muita gente cascuda também, comete o  erro de ver essas porcarias de tutoriais da Santo Angelo na internet e se arrisca a fazer em casa, acaba ferrando com seu instrumento e depois os quem realmente trabalha com isso se vira pra desfazer essas gambiarras cagadas q10599128_805290416159664_6250731172925487570_nue acontece aos montes por aí, e o pior nunca quer pagar o preço justo. ” Ah é só abaixar as cordas”, não é só abaixar as cordas depois que você tentou retificar os trastes e desalinhou tudo, agora só trocando os trastes. Mas fica caro ? Sim, se você não se aventurasse a seguir um vídeo de uma marca que desvaloriza o trabalho do Luthier para se promover. E para amenizar a situação que estava pegando fogo com várias postagens em repúdio ao tópico, no outro dia postaram uma nova imagem mais “amigável”, que não foi muito bem sucedida, realmente pareciam desesperados apagando algumas respostas na pressa e se contrariando em outras, chega a ser cômico. Só que a empresa esquece que boa parte das vendas são por causa de nós, por ter alguns clientes que por mais que tentamos dar aquele empurrãozinho em uma peça boa e de qualidade, optam sempre pelo mais acessível aos seus bolsos deixando de lado a qualidade dos mesmo, e aí então que entra a indicação da marca por alguns profissionais, eu por exemplo nunca trabalhei com nada da Santo Angelo, depois dessa agora também não pretendo. 
 Não vou citar os inúmeros problemas que pode ter com seu instrumento seguindo esses videos, mas é o suficiente para estragar seu instrumento, ainda mais se for um leigo, pode estar pior do que imagina e você achar que está bom por que foi ensinado assim e você seguiu passo a passo. Poderia ter alguma imagem também com a seguinte mensagem ” Assisti o video dos Gustavo Guerra com a Santo Angelo  e ferrei com o meu instrumento, que ficou pior do que já estava”, caso alguém queira criar a ideia é bem vinda.
 Resumindo, a empresa foi infeliz nessa parte de auto se promover, prejudicar o trabalho de alguns, e ajudar a galerinha a estragar seus instrumentos, que depois serão levados aos Luthiers e serão cobrados mais caros, no que podia ser uma coisa bem simples. E de quebra, logo depois postou um “manual de primeiros socorros” em PDF de como dar uma geral nos seus isntrumentos, ridículo ?! nem um pouco.  
 Para não acharem que sou uma pessoa má humorada e ranzinza, aqui vai um vídeo do grande Luthier Rafael Gomes, um dos que mais admiro, mostrando como se faz uma retífica de trastes de verdade.

Ah, e lembrando que agora, além dos emails e comentários aqui no Blog, se você quiser ter um contato mais fácil comigo, criei uma page no Facebook para facilitar isso, segue o link : Fabricio de Sousa Luthier

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s