Reforma Contrabaixo Giannini Stratosonic AE08b 70’s

1

 

 

Quem é do mundo dos grooves e dos instrumentos vintage já ouviu falar desse baixo, e os mitos que o envolve. Tem os que falam muito bem e os que acham que não tem nada demais e foi apenas uma das épocas boas com tantos altos e baixos que qualquer empresa nacional do ramo já passou. O Stratosonic Ae08b é conhecido por ser comparado com os Fender Precision dos anos 70. É certo ressaltar que a Giannini nessas décadas não tinha um padrão e construía os instrumentos com as madeiras que iam aparecendo, podendo ser de cedro, mogno, caixeta, com emenda em 3 ou 4 partes, talvez mais ou mesmo inteiriço. Esse por exemplo é um corpo sem emendas ! Mesmo antes de receber esse instrumento aqui em casa eu já conhecia a história do mito e finalmente com o próprio nas mãos puder confirmar o que dizem. É engraçado que ele não tem aquela coisa de “padrão Fender” de hoje em dia, até por que na época isso era impossível, ainda mais aqui. É um instrumento com um acabamento não muito bom, peca em alguns detalhes, mas acho isso coisa da época mesmo, como os cortes do tróculo. O encaixe do braço no corpo é uns centímetros maior. A cavidade que recebe o plate com os knobs também é maior, e é visível em algumas fotos. A entrada do tensor que na época era pelo fundo do braço parece mais um túnel de tão grande. Visível também na foto acima.

 

2

 

O Dono do baixo Daniel Bueno trouxe o baixo para dar uma geral, o antigo dono deu uma maltratada legal nos instrumento que tinha várias coisas bizarras como nome gravado riscado no “verniz” que na verdade parece passaram umas boas camadas de seladora bem grossa. Além de estar torto também tinha buraco pra tudo quanto era lado, estava precário mesmo.  Na foto acima estava faltando um pedaço que parece que foi arrancada com um facão, juro que queria saber como fizeram isso.

 

5

 

Depois de muita lixa grossa e muita massa F12 que usei para tapar alguns buracos e corrigir alguns defeitos no corpo, foi a vez da seladora e mais lixa pra deixar tudo certinho e começar a pintar.

 

3

 

O Headstock também foi pintado, infelizmente um dos donos lixou a mão e retirou o logo da Giannini e passou essa seladora com pincel.

 

8

 

Pulando algumas etapas da pintura o resultado ficou assim ! Essa foto foi tirada durante uma das etapas do polimento.

 

9

 

Até parece um baixo novo, dá pra dizer que é o mesmo da primeira foto ?

 

11

 

Depois de pintado foi feita também uma blindagem com tinta condutiva,  uma leve retífica em alguns trastes, limpeza e hidratação da escala e limpeza das ferragens. O serviço aqui é completo !

 

10

 

Sobre o mito, realmente depois de pronto pude presenciar o que dizem. É um instrumento com um belo som com bastante sustain, extremamente confortável, o shape do braço é uma coisa absurda, no geral é um instrumento incrível e indescritível. E eu digo que bate de frente sim com um Fender. 

O Daniel comprou um escudo preto que ia ficar um luxo, apesar que gostei muito dele assim pelado. Só que as medidas são totalmente diferentes, e teria que ser feito um escudo novo de acordo com as medidas únicas dele. A captação e as ferragens serão trocadas em breve e ficará mais top do que já é.                                                                      Gravei esse videozinho tocando um  clássico do Pixies só pra mostrar para um amigo e como achei legal resolvi compartilhar com vocês.  Foi uma gravação caseira, nada profissional.

 

Anúncios

Uma resposta em “Reforma Contrabaixo Giannini Stratosonic AE08b 70’s

  1. Pingback: Pintura Corpo de Guitarra Stratocaster Oriental Burst (?) | Arte & Precisão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s