Regulagem Fender dose dupla

DSCF6919

Outro dia frequentando esses points de Rock que tem por aí no cenário underground carioca de bandas independentes, assisti uma banda que me chamou bastante atenção, não só no som bem feito, bem executado e bem equalizado, a cozinha perfeita fazendo a junção baixo e batera, e o vocal também, mas minha paixão pelas guitarras falou mais alto como sempre. E quando o som é bom queremos saber logo o Set up do cara. Rolou umas dúvidas sobre a marca da guitarra e tal, esperamos o show terminar e fomos falar com o dono da guita, eu e um primo meu o Moe guitarrista da Banda Jane’s Will. Fomos muito bem recebidos por sinal e descobrimos que era uma guitarra construída por um Luthier, depois de um breve papo sobre Luthiaria, trocamos contatos e assim que essas duas belezinhas da foto vieram parar aqui para uma regulagem geral. Uma Fender Japonesa edição especial de 50 anos e uma American Standart creme.

DSCF6983

Primeira a entrar na regulagem foi a Standart. Na foto o tensor sendo solto para poder fazer um leve alinhamento dos trastes, alguém talvez pudesse dizer que não precisava, mas como sempre gosto de  caprichar, foram retificados e polidos.

DSCF6996

Todas as regulagens aqui, havendo necessidade ou não de retífica os trastes são polidos, algumas marcas mais baixas é feito até um melhor acabamento que não é feito na fábrica, um grande mal dos instrumentos feitos em série. A  importância do polimento dos trastes explico em outro post.

DSCF6976

Engraçado que mesmo com o sistema “Tilt Neck” a Fender usa esses calços ainda, isso mostra que nem a Fender é perfeita, mas é isso que faz a diferença entre as guitarras do mercado.

DSCF6978

Quem não sabe o sistema Tilt Neck é isso.  No mundo da construção de guitarra, isso sempre foi um problema, e Leo Fender na época que a marca foi comprada pela CBS, trabalhava como consultor técnico da marca e desenvolveu esse sistema, visto que a era CBS foi quando a Fender quase deixou de existir.
O Tilt Neck é acionado por uma chave allen pelo neck plate que tem um pequeno furo onde encaixa a chave e soltando um pouco os parafusos que prende o braço no tróculo ele regula o braço para tal correção.

Os principais problemas na angulação:
01aOK

Principais opções de correção:

01bOK

Em alguns casos os saddles mesmo que mais baixos possíveis e a escala continua distante das cordas temos essa opção e mesmo assim possível que tenha que coloca mais outro calço para corrigir a angulação

02

DSCF7015

No final de tudo foi recebeu Elixir 010 , regulada as oitavas, ponte, braço e altura dos caps.

DSCF6945

Sinceramente não gosto muito de postagens muito grandes, imagino que seja um pouco cansativo e que ninguém vai querer ficar lendo tudo. Só que esse post é um prato cheio pra quem é fã de guitarra. A guitarra da vez é uma Fender Japa edição especial de 50 anos.

E como não podia deixar de ser essa edição traz as tarraxas vintage e a entrada do tensor pelo fundo do braço, o que pra mim é um charme, só não é melhor que um Big Headstock 70’s com tensor bullet.

DSCF7025

As duas guitarras passaram pelo mesmo processo de regulagem geral que faço aqui, por isso sem mais detalhes quanto a essa. Na foto a guitarra já pronta.

Gustavo Guibor é o dono dessas duas guitarras e de um arsenal de outras ótimas guitarras. Guitarrista de duas bandas, a James Review a qual eu assisti ao vivo e me surpreendi, e a Banda Verbara que tive a honra de poder acompanhar uma noite de ensaio no Estúdio Som do Céu .

Segue uns links com uns trabalhos do cara.

Anúncios

2 respostas em “Regulagem Fender dose dupla

  1. Olá.
    Meti-me numa aventura de construir uma telecaster thinline.
    Até aqui tudo bem…enganei-me e lixei uns mm a mais, tanto na lateral do troculo como na profundidade (penso eu) pois só fica se vendo a escala do braço, normalmente sai um pouco mais para fora,
    O que posso fazer?
    Colar pedaços de madeira?
    Preciso ajuda por favor,
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s