Escalopagem Ibanez Rg Series

Olá vocês que acompanham o blog e estão sempre atualizados, hoje vou falar de um assunto que muita gente tem uma certa curiosidade, a escalopagem. Muitos tem vontade, outros curiosidade de saber como funciona, o que muda na pegada, no som, se ajuda, ou atrapalha, os cuidados na hora de fazer.

Imagem A guitarra escolhida para isso foi essa Ibanez Rg series do Samuk, que é um desses guitarristas anônimos que toca bastante hahah. A guitarra que tem um Kit Dimarzio Paf Pro e um visual bem legal, e pra ficar mais legal ainda o Samuk resolveu escalopar.

DSCF5095

Primeira coisa a se fazer após remover o braço foi soltar o tensor, é sempre muito importante mesmo sempre soltá-lo quando for mexer em qualquer coisa no braço. Então lembre-se sempre de fazer isso( se souber lógico) , caso contrário pode ser um grande estrago.

DSCF5099

Resolvi máscarar cada casa por vez por assim consigo uma área maior de proteção caso escapar, o que acontece muito !

É importante e braço estar bem firme e usar sempre ferramentas certas pra isso, além de facilitar e muito o trabalho, evita qualquer futuro erro. Decidir fazer assim do nada e por conta própria pode gerar resultados bizarros como já vi muitos por aí. Comecei usando esta grosa para desbastar a madeira e facilitar para a lima.

DSCF5139

Depois de horas, e bota horas nisso, o braço começa a tomar uma forma.  A fita na lateral serve como um gabarito para  marcar o limite até onde se poder ser cavado. Geralmente nesse tipo de trabalho as medidas ficam entre 1,5mm a 2mm, é recomendado não ultrapassar essa medida pois a escalopagem fragiliza a braço da guitarra, Algumas guitarra com o braço inteiriço podem facilmente quando ultrapassada a medida limite que varia de acordo com o braço, chegar no tensor caso a escala seja muito fina, isso pode se tornar um problemão !

régua

Depois de ter terminado a parte grosseira da escalopagem, agora é só conferir como anda o braço e fazer o acabamento, sempre tomando cuidado pra deixar as curvas bem redondinhas, um óleozinho na escala e uma leve retífica e polimento dos trastes pra deixar tudo nos conformes.

DSCF5266

Aqui todos os serviços feitos são acompanhados de cordas Ernie Ball para a regulagem final. Quem conhece sabe a qualidade dos cordas que costumo trabalhar.

DSCF5288

Mais uma guitarrinha sussa pronta pra voltar pra casa e fazer seu dono mais feliz, o Samuk ficou me devendo um video com ela, assim que sair eu atualizo aqui.

Quanto aos prós e contras, na escalopagem você que não está acostumado reaprende a tocar guitarra de uma forma diferente com mais precisão, mais leveza, mais fluidez, facilita solos rápidos e virtuosos, há quem diga também que o som fica mais limpo, perde um pouco o sustain, um pouco o peso, e se torna mais fácil desafinar um bend, uma nota ou até mesmo um  acorde para quem tem uma pegada mais forte, resumindo, o braço fica bem mais sensível a variações de força. Os pitch bends, hammer-ons, pull-offs, tappings e  vibratos se tornam mais fáceis e “exagerados”, podendo se explorar ainda mais os efeitos de uma guitarra.

Anúncios

Uma resposta em “Escalopagem Ibanez Rg Series

  1. Cara ficou muito bacana seu serviço,tenho uma cort x e to muito afim de fazer esse trampo no braço dela,mas não sei que tipo de grosa devo usar para fazer o escalopamento nas imagem vi que usou grosa fina nas casas menores e quanto as maiores o que usa.Agradeço se puder me ajudar.
    Valeu Brother!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s