Regulagem geral Tagima k2 Signature Kiko Loureiro

 Kiko loureiro é um cara que dispensa comentários para qualquer guitarrista, e uma guitarra signature do cara só pode ser coisa boa e a marca que escolheu fazer isso foi a Tagima, marca que também é bastante conhecida no meio musical. O músico, amigo, guitarrista Rafael Felix escolheu essa Tagima pra ser a segunda filha dele, a outra guitarra dele já passou por aqui para um Fretwork. Comprou essa belezinha de alguém e me entregou para uma geral nela. Foi feita uma retífica e polimento dos trastes, limpeza e hidratação da escala, um “check up”  na elétrica blindagem com tinta condutiva, cordas novas e regulagem final.

Imagem

Assim que peguei a guitarra o Rafael me mostrou que em algumas casas o Bend morria, o som parava e dava um certo desconforno, sem contar os trastejos,  sem pensar muito eu já imaginava que fosse isso, e acertei. Nesse caso se deve fazer um retífica de trastes, ou seja, para que o traste posterior não seja mais alto que seu antecessor evitando o trastejo. No primeiro sinal de desgaste do traste se deve imediatamente levar ao Luthier pois assim que criado o primero desgaste se torna mais fácil de ir “cavando” o lugar. A retífica é feita pra corrigir isto, mas se o desgaste dos trastes for muito, aí só trocando mesmo, chega um limite que não pode mais ser feita a retífica, pois fica muito baixo.

Imagem

Geralmente quando falo de limpeza e hidratação da escala as pessoas não entendem a importância disso. Assim como os trastes a escala também é essencial ao resultado final do som, sendo assim a escala suja e gordurosa, pode não só afetar a madeira da escala, que consequentemente pode até influenciar nos trastes soltos, mas também no encordoamento. Quer um som limpo ? mantenha seu instrumento limpo. Isso deveria ser regra. Aqui uso somente produtos próprios para isso, que dão total resultado no trabalho.

DSCF4790

Todo o processo de retífica/alinhamento dos trastes, o final é uma das partes mais legais e importantes, que é o plimento, que resulta não só no belo visual mas também na sonoridade em geral do instrumento.

DSCF4794

Foto detalhada da ponte alinhada e ação de cordas bem baixa e micro afinação equilibrada, o que é muito importante na hora de regular a ponte flutuante do tipo Floyd Rose.

DSCF4796

                                                                                          Ação baixa.

DSCF4798

E pra quem mete o pau nas madeiras e pensa que só a combinação Alder/ Maple ou Ash/ Maple são boas, essa K2 é uma combinação de Cedro/Marfim que tem bastante sustain e som bem definido, ao contrário do que dizem.

Mais uma guitarrinha pronta pra voltar pra casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s